Por conseguinte, decidimos manter o compromisso que assumimos há 40 anos quando criámos a KIABI : tornar a moda acessível a todos.
Assim nasceram as lojas «Les Petits Magasins»! O conceito? Propor produtos KIABI não vendidos, oferecidos pela marca (e outros artigos como produtos alimentares), a famílias desfavorecidas para que possam vestir-se dignamente a um custo menor.
A colaboração não se limita às vendas; a KIABI compromete-se também em dar formação a pessoas em situação de mudança de carreira nessas lojas, geridas por estruturas de inserção profissional.
No final de 2022, 18 Petits Magasins abriram portas em França, em parceria com associações locais, para a criação de 22 postos de trabalho.
Foram doadas 536.115 peças de roupa KIABI.
46.313 clientes beneficiaram dos preços baixíssimos das lojas «Les Petits Magasins».
Uma iniciativa inclusiva premiada em 2021 com o prémio francês Grande Prémio da Economia Solidária.
Até 2030, abrir 100 lojas «Les Petits Magasins» em todo o mundo com uma perspetiva de reinserção para mais de 500 pessoas e entre 500.000 e 700.000 famílias beneficiárias. Assumiremos um compromisso de doar 2.600.000 peças de roupa por ano para as lojas «Les Petits Magasins».
Naturalmente! É o que fazemos todos os dias na KIABI, trabalhando logo desde o início das nossas coleções com os nossos parceiros fornecedores para obter materiais confortáveis e práticos como o algodão, famoso pela suavidade, resistência, capacidade de absorção e respirabilidade, mas optando gradualmente pela versão mais sustentável como o algodão biológico ou em conversão para algodão biológico. O mesmo acontece em relação ao poliéster e à poliamida, famosos pela resistência e facilidade de manutenção e que integramos, cada vez mais, nas suas versões recicladas, bem como em relação à viscose Ecovero™.
As nossas peças de roupa são produzidas, principalmente, na Ásia e no Médio Oriente, onde procuramos know-how e competências reconhecidos. Trabalhamos, por exemplo, com parceiros indianos, conceituados pela sua capacidade de resposta e pela qualidade da malha de algodão, ou com fornecedores chineses, especialistas na criação de agasalhos e malhas. Alguns dos nossos artigos são também produzidos no Magrebe e na Turquia para maior agilidade.
Não reciclamos os nossos produtos não vendidos, nós doamo-los ! Na verdade, tentamos ao máximo prever os nossos volumes de vendas e evitar, assim, os produtos não vendidos, que representam um desafio social e ambiental importante. Contudo, no fim da estação, por vezes, restam produtos não vendidos. No verão de 2021, por exemplo, estes representaram 1,3% dos nossos artigos.
Para não destruir essas peças de roupa novas, desenvolvemos parcerias para doação com associações locais em França. Desde 2018, oferecemos os produtos não vendidos, principalmente, à Agence du Don en Nature, que os redistribui a associações francesas de interesse geral. Além disso, participamos no desenvolvimento de lojas solidárias designadas “Le Petit Magasin” em França: doamos-lhes os produtos não vendidos que são, em seguida, propostos às pessoas mais necessitadas a preços muito pequenos.
As nossas coleções incluem-nos cada vez mais: algodão reciclado, algodão biológico ou em conversão para algodão biológico, poliéster e poliamida reciclados, viscose Ecovero™. Atualmente, as nossas peças de roupa contêm 63,5% de fibras mais sustentáveis e definimos como nosso objetivo que os nossos têxteis contenham 100% de fibras mais sustentáveis até 2025.
As alternativas consideradas mais sustentáveis na KIABI são aquelas que permitem uma poupança de energia e/ou água e/ou produtos, e reduzem a poluição da água e a degradação dos habitats e dos ecossistemas de fauna e flora.