Por vezes, uma peça de roupa é mais do que apenas isso, é um passo para a autonomia!
As crianças com deficiência e os seus pais precisam de roupas que sejam simultaneamente divertidas e fáceis de vestir. E, é claro, a pequenos preços.
A história começa em 2017 com uma parceria com “Loups bleus”, a primeira marca de roupas divertidas para adolescentes e crianças com deficiência.
Botões de pressão, botões magnéticos, cintura elástica que não aperta na barriga, capas fáceis de vestir, bodies de tamanhos grandes…
A história continua a ser escrita, agora com uma coleção completa “fácil de vestir”, para aumentar cada vez mais o orgulho partilhado entre os pequenotes e os seus pais.
Pensar em roupas práticas e divertidas é importante, mas garantir que são adaptadas é ainda melhor!
Assim, desde a nossa primeira coleção, testamos e concebemos as nossas peças de roupa em conjunto com crianças e pais envolvidos.
O objetivo? Criar em conjunto uma coleção prática, que lhes assente bem e de que gostem!
Desde então, a coleção tem sido ampliada todos os anos e conta agora com mais de 50 referências disponíveis em várias cores.
Não pretendemos ficar por aqui! O nosso objetivo é desenvolver esta oferta para adultos a partir do verão de 2023 e de roupa interior no inverno de 2023.
Naturalmente! É o que fazemos todos os dias na KIABI, trabalhando logo desde o início das nossas coleções com os nossos parceiros fornecedores para obter materiais confortáveis e práticos como o algodão, famoso pela suavidade, resistência, capacidade de absorção e respirabilidade, mas optando gradualmente pela versão mais sustentável como o algodão biológico ou em conversão para algodão biológico. O mesmo acontece em relação ao poliéster e à poliamida, famosos pela resistência e facilidade de manutenção e que integramos, cada vez mais, nas suas versões recicladas, bem como em relação à viscose Ecovero™.
As nossas peças de roupa são produzidas, principalmente, na Ásia e no Médio Oriente, onde procuramos know-how e competências reconhecidos. Trabalhamos, por exemplo, com parceiros indianos, conceituados pela sua capacidade de resposta e pela qualidade da malha de algodão, ou com fornecedores chineses, especialistas na criação de agasalhos e malhas. Alguns dos nossos artigos são também produzidos no Magrebe e na Turquia para maior agilidade.
Não reciclamos os nossos produtos não vendidos, nós doamo-los ! Na verdade, tentamos ao máximo prever os nossos volumes de vendas e evitar, assim, os produtos não vendidos, que representam um desafio social e ambiental importante. Contudo, no fim da estação, por vezes, restam produtos não vendidos. No verão de 2021, por exemplo, estes representaram 1,3% dos nossos artigos.
Para não destruir essas peças de roupa novas, desenvolvemos parcerias para doação com associações locais em França. Desde 2018, oferecemos os produtos não vendidos, principalmente, à Agence du Don en Nature, que os redistribui a associações francesas de interesse geral. Além disso, participamos no desenvolvimento de lojas solidárias designadas “Le Petit Magasin” em França: doamos-lhes os produtos não vendidos que são, em seguida, propostos às pessoas mais necessitadas a preços muito pequenos.
As nossas coleções incluem-nos cada vez mais: algodão reciclado, algodão biológico ou em conversão para algodão biológico, poliéster e poliamida reciclados, viscose Ecovero™. Atualmente, as nossas peças de roupa contêm 63,5% de fibras mais sustentáveis e definimos como nosso objetivo que os nossos têxteis contenham 100% de fibras mais sustentáveis até 2025.
As alternativas consideradas mais sustentáveis na KIABI são aquelas que permitem uma poupança de energia e/ou água e/ou produtos, e reduzem a poluição da água e a degradação dos habitats e dos ecossistemas de fauna e flora.