O regresso às aulas está a aproximar-se e é altura de equipar as crianças com material escolar, roupa nova... Sem esquecer as mochilas. Seja em forma de mala, pasta, saco ou um modelo clássico, é importante selecionar um acessório adaptado ao uso e à altura das crianças. Que critérios ter em conta? Resolvemos as suas dúvidas.
As mochilas para menina ou menino acompanham-nos em todo o lado, todas as semanas, geralmente, durante vários anos. Quer estejam na creche, na escola primária, no 3.º ciclo ou na secundária, a mochila escolar permite transportar os objetos essenciais do dia a dia: um peluche, o lanche, os livros, o estojo, os cadernos... A importância de escolher bem a mochila baseia-se, principalmente, no facto de evitar problemas de coluna, sobretudo em crianças pequenas. De facto, se um modelo não for adequado para os seus filhos ou filhas, é possível que lhes cause má postura.
Para além da importância de acertar com a mochila para menina ou menino também é necessário certificar-se de que está corretamente colocada. A ideia é colocá-la sobre os dois ombros para que fique equilibrada e o peso se distribua uniformemente de cada lado. Além disso, quer se trate de uma mochila ou de uma mala, é conveniente colocá-la perto das costas, de preferência, na parte superior, como uma mochila de caminhada, por exemplo. Por último, recomenda-se colocar os objetos pesados o mais próximo possível das costas, enquanto os objetos mais leves devem ser colocados, idealmente, de lado ou na parte frontal da mochila escolar. Este truque permite distribuir o peso de forma eficaz e proporcional
> Continuar a ler: : Guia: De que roupa para o regresso às aulas precisam as crianças?
Nem sempre é evidente saber por que mochila optar para os mais pequenos... Eis seis critérios a considerar para o ou a ajudar a acertar.
Os profissionais da saúde recomendam vivamente que as mochilas escolares, quando cheias, não excedam 10% do peso da criança. Por outras palavras, se o seu filho ou filha pesa 20 quilos, por exemplo, a mochila escolar dele ou dela não deve exceder os 2 quilos. Por este motivo, ao comprarmochilas para menino ou menina, é preferível verificar o seu peso quando estão vazias. De facto, é preferível optar por um modelo leve para não acrescentar uma carga excessiva à dos objetos transportados.
O tamanho da mochila para a escola é outro critério a ter em conta. Não deve ultrapassar a largura das costas nem superar a linha dos ombros. Quanto à parte inferior, o ideal seria que chegasse exatamente acima das nádegas. Para não aumentar a curvatura das costas, a mala ou mochila infantil deve ficar posicionada cerca de 5 centímetros abaixo da cintura
Também é importante evitar modelos demasiado grandes, pois correrá o risco de os seus filhos e filhas as encherem com objetos prescindíveis
É aconselhável priorizar malas ou mochilas para criança confecionadas com materiais leves e laváveis, como a tela ou o poliéster. Recomenda-se também a utilização de tecidos resistentes e impermeáveis para que as mochilas escolares do primeiro ciclo ou para a creche aguantem mais tempo e não se encharquem de água ao primeiro temporal. Pelo contrário, materiais como o algodão ou a ganga devem ser evitados
As malas para a escola ou mochilas para menina também devem ser cómodas de usar. Naturalmente, as alças devem ser ajustáveis e incluir um acolchoamento à altura dos ombros. Quanto à largura, esta deve ser de, pelo menos, 5 centímetros. Além disso, para favorecer um conforto ótimo, escolha um modelo com um cinto que se aperte à volta da cintura ou do peito para distribuir melhor o peso, bem como um acolchoamento nas costas.
O modelo escolhido deve também ser uma mochila prática e ajudar os seus filhos e filhas no dia a dia. Para isso, certifique-se de que inclui bolsos exteriores para distribuir mais facilmente o peso e colocar alguns objetos, como a garrafa de água, as canetas, uma lancheira, etc. A presença de uma asa, na parte superior da mochila escolar é igualmente.
Optar por uma mochila escolar com rodas para menina ou menino é uma boa escolha, e mesmo aconselhável, se os seus filhos e filhas tiverem de percorrer longas distâncias todos os dias ou se tiverem tendência para a encher demasiado. Este tipo de modelo, por vezes mais pesado do que as propostas clássicas, evita que a carga seja transportada às costas. Seja como for, certifique-se de que a mochila escolar com rodas também pode ser transportada aos ombros para maior praticidade quando for necessário subir escadas.
As mochilas refletoras têm um grande ponto positivo. As faixas que incorporam permitem que as suas crianças sejam visíveis aos condutores quando escurece, especialmente nas longas tardes invernais. No caminho para a escola, seja a pé, de bicicleta ou de trotinete, as mochilas refletoras infantis são uma vantagem que não deve ser descurada para proteger os seus filhos e filhas durante a sua viagem. Tenha isso em mente!
O nível educativo dos seus filhos e filhas e, por conseguinte, a sua idade, também influencia a escolha do seu material escolar. Para o ou a ajudar a esclarecer as suas dúvidas, conheça a seguir os principais tipos de mochila escolar.
Para as crianças mais pequenas, é inútil investir numa mala grande ou excessivamente voluminosa. Basta uma mochila pequena ou um saco infantil que se adapte às suas necessidades para transportar unicamente um peluche e o lanche. Aproveite a oportunidade para dar largas à sua imaginação no que diz respeito ao design. Há muitos modelos adoráveis disponíveis, tais como a mochila infantil de animais ou de super-heróis, que eles e elas vão adorar. Considere também escolher uma proposta com bolsos interiores, especialmente para guardar a garrafa de água ou a lancheira.
Para esta etapa, é necessário mudar e optar por um modelo superior e escolher uma mochila escolar com rodas, uma mala um pouco maior ou uma mochila escolar para o 1º ciclo especialmente pensada para as suas necessidades, com divisões específicas para os livros, o estojo, etc. Não importa muito o modelo, basta dar prioridade a uma mochila leve, adaptada à altura da criança, confortável e prática para uma utilização quotidiana.
Quando as crianças começam o 3.º ciclo, a mochila para menino ou menina torna-se imprescindível. Acabaram-se as malas, já são demasiado infantis! Para transportar os seus livros e cadernos, precisarão de uma mochila forte e reforçada, assim como resistente e confortável, com alças ajustáveis e acolchoada
Neste nível educativo, são frequentemente utilizadas mochilas para a secundária, algumas das quais com a forma de saco. Asmochilas de menina ou menino para a secundária são muito semelhantes aos modelos do 3.º ciclo, a única diferença é que as propostas do primeiro tipo são concebidas para conter também um computador portátil.
Eleger a mala ou mochila escolar e certificar-se de que a coloca corretamente é um bom primeiro passo, mas é importante prestar também atenção à postura do seu filho ou filha quando a levanta do chão. Como se deve fazê-lo? Basta dobrar os joelhos o mais possível. Por outro lado, é preferível evitar inclinar primeiro o peito e manter as pernas esticadas. Além disso, os profissionais recomendam que se levante sempre o peso da mochila ou mala o mais próximo possível do corpo, para evitar sobrecarregar as costas.